DIETA DE PROTEÍNAS

Uma pesquisa preliminar realizada nos Estados Unidos indicou que a "dieta de proteínas", que tem feito sucesso entre as celebridades nos últimos anos, é mais eficaz do que as dietas tradicionais e também não apresenta riscos à saúde.

Os pesquisadores admitem, em um texto publicado no New England Journal of Medicine que os resultados não permitem que se recomende a dieta de baixo carboidrato em larga escala, mas dizem que vários dos resultados adversos esperados não foram encontrados.

Críticos da dieta dizem que o fato de ela não ser balanceada pode ser prejudicial à saúde, mas a pesquisa coordenada por Gary Foster, da Universidade da Pensilvânia, chegou à conclusão que a dieta aumenta o colesterol "bom" sem causar aumento no colesterol "ruim" e reduz o nível de triglicérides no sangue.

• Acompanhamento:

Os pesquisadores acompanharam 63 obesos com 44 anos e média de peso de 100 quilos. Metade seguiu a dieta do baixo carboidrato. A outra metade seguiu uma dieta de baixa caloria (1,5 mil a 1,8 mil calorias para os homens e 1,2 mil a 1,5 mil para as mulheres), com 60% de carboidratos.

Depois de três meses, aqueles que seguiram a dieta do baixo carboidrato perderam em média 8 quilos, contra 3,8 quilos dos que seguiram a dieta convencional. Depois de seis meses, a dieta de baixo carboidrato havia garantido uma perda de 9,6 quilos, contra 5,2 quilos da dieta convencional.

CONSULTÓRIOS

Av. Nossa Senhora de Copacabana 1018 gr 1007 - 021 2521 6122 e 2522 5933

Avenida das Américas 4200 - Bloco 7 B Edifício Miami - Sala 111 - 21 3385 4904 - 3150 2578 - 2431 9141